quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Aula 9: Desigualdades escolares e desigualdades socias

A primeira atividade dessa aula é produzir um pequeno texto  em grupo sobre as imagens postadas no blog. O meu grupo é composto por: Shirley Gama, Jennifer Silveira, Beatriz Guirra, Natália  e Raquel.               Chegamos a conclusão de que na primeira imagem mostra o quadro desesperador que alunos e professores passam, devido a precarização da educação.Eles estão no mesmo barco, um barco em que falta tudo, mas que em contrapartida ainda há a questão da hierarquia posta entre professores e alunos.


Na segunda tirinha fica explícita a importância que é conferida à prova como único instrumento avaliativo. O que ao nosso ver é inconcebível, pois, é impossível um aluno não avançar em exatamente nada num ano letivo.

Através dessas imagens, podemos enxergar também, a escola como umas das principais causadoras dessa desigualdade. Bourdieu em grande parte de suas obras, critica justamente isso, o aluno visto como mercadoria e a escola como um grande centro comercial.
Para quem quiser entender melhor esse conceito de escola como comércio, deixo aqui uma matéria sobre Pierre Bourdieu: o investigador da desigualdade..

Nenhum comentário:

Postar um comentário