quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Aulas 6, 7 e 8, sobre aprovação e reprovação escolar.

Uma pequena crítica a escola vista como comércio.


Nas aulas 6, 7 e 8, foram abordados assuntos relacionados a reprovação e aprovação escolar com base no texto Repetência: um erro que se repete a cada ano.
Bom, a reprovação e a aprovação escolar têm sido assuntos bastante discutidos ao longo dos anos. Na verdade, quando se fala em reprovação, não podemos jogar a responsabilidade somente para o aluno, pois ele não é o único envolvido no processo escolar. Falando em reprovação ou aprovação, cabe também ao professor a responsabilidade, pois o mesmo tem o papel principal dentro de sala de aula, que é o de incentivar, motivar o aluno, criar nele hábitos que contribuam para sua aprendizagem.
Existem sim alunos desinteressados, com dificuldade de aprendizagem, mas cabe ao professor estimular, mostrar ao aluno a relevância do que está aprendendo. 

E através desta discussão sobre reprovação e aprovação escolar, o professor Ivan nos expôs alguns dados contidos no site do INEP, sobre as taxas de reprovação, aprovação e abandono do Município de Duque de Caxias e diante disso propôs que fizéssemos o mesmo, escolhêssemos uma escola e a partir dela, fizéssemos uma análise desses dados do INEP, contidos no site QEdu.

A escola escolhida pelo meu grupo foi a Albertino Lopes, localizada no Parque São José- Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro.

Segue abaixo o slide com as análises e conclusões obtidas por nós.

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