terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aula 3: Palestra ministrada pela professora Claudia Lino, sobre os processos do trabalho pedagógico nas séries iniciais.

Entendendo o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). É um compromisso assumido pelos governos que tem como objetivo, fazer com que as crianças de até 8 anos de idade estejam alfabetizadas  até o final do terceiro ano do ensino fundamental. 
Os governos se comprometem a:
  • Alfabetizar as crianças em matemática e língua portuguesa;
  • Realizar avaliações anuais universais;
  • Apoiar municípios que tenham aderido o pacto.
Ações do PNAIC:
  • Formação continuada presencial para professores;
  • Materiais didáticos;
  • Avaliações;
  • Gestão.
Sobre a concepção das práticas pedagógicas, que são:
  • Alfabetização: Decodificação e assimilação dos signos linguísticos. Consiste em inserir a criança na prática da leitura, fazendo com que ela aprenda a ler.
  • Letramento: Condução da criança à prática social da leitura, ou seja, fazer com que a mesma tome gosto pelo hábito de ler.
  • Ciclo
Magda Becker Soares diz sobre letramento e alfabetização, que: “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias” (Soares 2004).





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